Home Portefólio Bio Midia
+351 913 397 527

info@eltonvarela.com

De seu nome, Elton Varela, fotógrafo de paixões e esforço para trilhar o fantástico Mundo que envolve a Fotografia. Nascido na ilha de São Tomé, desde a infância que sempre mostrou a sua aptidão artística em trabalhos de pintura e desenho. Com eles já vinha um grande interesse pela fotografia. Pode-se dizer que foi com apenas 12 anos que começou a fazer trabalhos ligados a artes plásticas na sua Terra Natal. Desde então, a evolução tem sido efervescente. Ganhou renome como artista plástico revelando cada vez mais aquilo a que chamamos de talento e que é cada vez mais visível nos trabalhos fotográficos que hoje realiza. Ainda por esta altura, teve reconhecimentos, de onde se destacam: Prémios e referências para a Instituição País City em 2002; a Criação de uma Associação Logótipo de jovens promotores de São Tomé e Príncipe também em 2002 e o 1 º Prémio na Criação de um Logótipo ONG FONG(ONU) S em Tomé São Tomé e Príncipe.

Este contributos valeram-lhe o convite meses depois para trabalhar na Organização das Nações Unidas ( ONU ) em São Tomé e Príncipe, onde tem o privilegio de colaborar com ilustradores do “Manual Educativo para Parteiras Tradicionais e Mulheres Grávidas” nesta ilha.

A sua vida, embora com já muito reconhecimento é marcada por altos e baixos o que o faz deslocar-se para Portugal onde fixa residência permanente até hoje, por questões pessoais. Desta forma, fez por continuar a prosseguir os seus sonhos o mais que podia. No entanto, profissionalmente, nem tudo foi um “mar de rosas”. Apesar de começar por trabalhar numa tipografia, foi este emprego que lhe despertou ainda mais a atenção para as suas faculdades na área fotográfica e o interesse despertou-lhe o talento adormecido. Como a maior parte dos fotógrafos iniciantes, compra a sua primeira máquina fotográfica compacta e começa por simples “clicks” que publica no conhecido site “Olhares”. A essência pragmática do seu trabalho foi deliciando a perspicácia de outros profissionais que viram nele tamanha criatividade.

Dos concelhos e técnicas, das primeiras tentativas até aos trabalhos marcantes que vemos hoje no seu portfolio foi um passo. Não deixando porém de ser um trilho igualmente complicado de percorrer. O seu trabalho ganha o então outra qualidade ao juntar em equipas de produção, pois trouxe-lhe outras noções necessárias á capacidade de fotografar de fazer boas produções: o Make-up nas Modelos, por exemplo.

Daqui para a frente, a sua arte não mais parou, evoluindo sempre de modo gradual, aliando técnicas novas, noções e encontrando-se aberto a conselhos e ligações com outros profissionais.